Veículos Elétricos e Híbridos
Carga Horária
16h
Objetivos do Curso
Apresentar a evolução dos veículos elétricos e híbridos, a arquitetura dos sistemas de propulsão, o uso adequado
dos sistemas de armazenamento de energia e o seu gerenciamento eficiente. Evidenciar os aspectos importantes
relacionados ao projeto e à operação dos sistemas e sub-sistemas de potência de propulsão elétrica de veículos
elétricos puros, híbridos serie, híbridos paralelo com exemplos e estudos de casos.
Programa
Motivação e História dos Veículos Elétricos
• Veículos elétricos, elétricos híbridos e célula de combustível a Hidrogênio
• Análise comparativa entre os veículos com propulsão a Motor Térmico – Motor a combustão interna e os veículos
com propulsão elétrica.
• Arquiteturas comerciais Veículos Elétricos e Híbridos
• Conceitos básicos e configurações
Sistemas de Propulsão Elétrica
• Gerenciamento de Energia – Energy Management
• Energia e demanda de Energia
• Arquiteturas de acionamento para o atendimento as necessidades de torque e velocidade na propulsão
• Tensão do sistema e seleção de potencia/energia nominais
• Motores elétricos para tração:
• Motor DC,
• Motor de Indução,
• Motores Brushless de ímãs Permanentes - PMBLDC e PMBLAC,
• Características dos ímãs permanentes de terras raras
• Motores de imãs permanentes de fluxo magnético radial e fluxo magnético axial
• Motores de Relutância Chaveados - Switched Reluctance Motors – SRM
• Aspectos de Regime de operação e de vibração em sistemas de propulsão elétrica
• Eletrônica de Potência e Acionamento de motores elétricos
• Operação de motores elétricos nos 4 quadrantes da curva Torque x Velocidade
• Motor/Gerador/Frenagem dinâmica e regenerativa
• Circuitos Retificadores - AC-DC,
• Circuitos Conversores - DC-DC,
• Circuitos inversores - DC-AC
• Dispositivos semicondutores de potência
• Estratégias de chaveamento dos semicondutores de potência
• Perdas nos semicondutores e Comportamento térmico e refrigeração
• Técnicas de Modulação em Largura de Pulso – Pulse Width Modulation
• Modelagem e simulação computacional de sistemas de propulsão elétrica
• Níveis de tensão e corrente e aspectos de proteção intrínseca contra choques elétricos
• Compatibilidade e Interferência Eletromagnética – EMC e EMI
• Estratégias de cumprimento da missão de propulsão sobre condições de falha.
Armazenadores de Energia
• Baterias eletroquímicas
• Battery management systems - BMS
• Necessidades básicas
• Tensão, temperatura, and health monitoring
• Carregadores de Baterias - Battery chargers
• Ultracapacitores
• Baterias eletromecânicas – Flywheel Energy Storage Systems
• Células de combustível a Hidrogênio
Veículo Elétrico Híbrido Série, Híbrido Paralelo e a Célula de Combustível a Hidrogênio
• Arquitetura de Hardware e de Software (embedded systems) dos circuitos auxiliares e de potência
• Estratégias de controle
• Considerações sobre as redes de comunicação automotiva
• Estudos de casos:
• Chevy Volt
• Ford Escape
• Toyota Prius
• Honda Insight
• Nissan leaf
Veículo Elétrico Híbrido e Veículo Elétrico com conexão a rede elétrica (Grid)
• Plug-in Hybrid Electric Vehicle
• Vehicle to grid – V2G
• Smart Grid
• Análise da Infraestrutura de suprimento de energia elétrica e de Hidrogênio
Público-alvo
Profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de Manutenção, Assistência Técnica, Oficinas
Eletro-eletrônico, Projeto e Atividades ligadas aos Sistemas Eletro-eletrônicos da Indústria Automotiva e do setor
de Autopeças. Estudantes de Engenharia Elétrica, Computação, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.
Professor
Possui graduação em Tecnologia Eletrônica Pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), graduação em
Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Cecília (1990). Especialização na University of Manchester Institute
of Science and Technology - UMIST - Manchester, Inglaterra (1996). Mestrado em Engenharia Elétrica pela
Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004).
Realizou o MBA Executivo Internacional na Universidade da Califórnia em Irvine (2008). É Engenheiro da Comissão
Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência ná área de gestão em Gerenciamento de Projetos. É membro do
Project Management Institute - PMI - Estados Unidos. E membro do PMI Chapter São Paulo. Atualmente também
é professor do MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Professor do ensino a
distância da FGV Online e Professor dos cursos de Administração de Empresas - CADEMP - FGV. É professor dos
cursos de Pós-Graduação em Engenharia Automotiva e de Engenharia de Automação e Controle do Instituto Mauá
de Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas:
Eletrônica de Potência,
Acionamento de Motores Elétricos Especiais (Brushless DC Motors e Switched Reluctance
Motors),
Modelamento e Simulação Computacional.
É membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência
- SOBRAEP - Brasil. É revisor da revista Transactions on Power Electronics e dos congressos do Institute of Electrical
and Electronics Engineers - IEEE - Estados Unidos.
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