CURSOS IN COMPANY

Certificações
Certificação EDUCAEX em Motores
Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular
Certificação EDUCAEX em Transmissões
Formação / Certificação Green Belt - Lean /Six Sgma

Cursos de Motores
Conceituação e aplicação da Termodinâmica
Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Combustão e Emissões para Engenheiros
Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Biocombustíveis e seus Desempenhos
Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Engine Cooling
Calibração de Motores
Estrutura e Projeto de Motores
Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados em Motores
Ruídos e Vibrações de Motores
Combustão e Emissão de Biocombustível
Tribologia

Cursos de Dinâmica Veicular
Dinâmica Veicular
Dinâmica Básica de Veículos
Dinâmica da Propulsão Veicular
Dinâmica da Frenagem Veicular
Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dinâmica da Dirigibilidade
Dinâmica dos Ruídos e Vibrações
Dinâmica da Segurança Veicular
Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Frenagem - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Sistemas de Suspensão

Cursos de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise de Riscos em Projetos
Análise de Decisão com simulação de Monte Carlo
Gerencimento das Comunicações em Projetos
Projetos Inovadores - Planejamento e Viabilidade
Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Noise, Vibration and Harshness – NVH
Identificação de Fontes de Ruído
Gestão do Desenvolvimento de Produtos
Desenvolvimento de Produtos Utilizando Lean
Aerodinâmica
Conceitos Gerais sobre Torque
AeroDesign
Veículos Elétricos e Híbridos
Sistemas de Ar Condicionado

Cursos de Cálculo Estrutural e Durabilidade
Método dos Elementos Finitos aplicado na Indústria Automotiva
Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Cursos de Gestâo
OEM Operation Overview
Sistema de Gerenciamento Industrial - MES
Gestão de Custos Industriais
Gestão de Contratos
Gestão dos Recursos Humanos no Desenvolvimento de Projetos
Corporate Resources Management
Introdução à Estatística
Administração do Tempo
Engenharia Econômica
Engenharia de Custos Reversos
Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas I
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas II
Relacionamento Interpessoal

Cursos de Materiais
Lubrificantes e Lubrificação
Tratamentos Térmicos dos Aços
Tecnologia dos Polímeros
Injeção de plásticos: Simulador x try-out

Cursos de Manufatura e Qualidade
Busca da Excelência Operacional: Lean, Seis Sigma, TPM
Gestão da Manutenção
Ferramentas Analíticas e Operacionais do Sistema de Produção Lean
Introdução ao Lean Thinking
Mapeamento de Fluxo de Valor
Metodologia Kaizen para Aumento de Produtividade
Análise para Solução de Problemas
FMEA
ISO 14001:2004
ISO TS 16949:2002
ISO 9001:2008

Veículos Elétricos e Híbridos

Carga Horária
16h

Objetivos do Curso
Apresentar a evolução dos veículos elétricos e híbridos, a arquitetura dos sistemas de propulsão, o uso adequado dos sistemas de armazenamento de energia e o seu gerenciamento eficiente. Evidenciar os aspectos importantes relacionados ao projeto e à operação dos sistemas e sub-sistemas de potência de propulsão elétrica de veículos elétricos puros, híbridos serie, híbridos paralelo com exemplos e estudos de casos.

Programa

Motivação e História dos Veículos Elétricos
• Veículos elétricos, elétricos híbridos e célula de combustível a Hidrogênio
• Análise comparativa entre os veículos com propulsão a Motor Térmico – Motor a combustão interna e os veículos
com propulsão elétrica.
• Arquiteturas comerciais Veículos Elétricos e Híbridos
• Conceitos básicos e configurações

Sistemas de Propulsão Elétrica
• Gerenciamento de Energia – Energy Management
• Energia e demanda de Energia
• Arquiteturas de acionamento para o atendimento as necessidades de torque e velocidade na propulsão
• Tensão do sistema e seleção de potencia/energia nominais
• Motores elétricos para tração:
• Motor DC,
• Motor de Indução,
• Motores Brushless de ímãs Permanentes - PMBLDC e PMBLAC,
• Características dos ímãs permanentes de terras raras
• Motores de imãs permanentes de fluxo magnético radial e fluxo magnético axial
• Motores de Relutância Chaveados - Switched Reluctance Motors – SRM
• Aspectos de Regime de operação e de vibração em sistemas de propulsão elétrica
• Eletrônica de Potência e Acionamento de motores elétricos
• Operação de motores elétricos nos 4 quadrantes da curva Torque x Velocidade
• Motor/Gerador/Frenagem dinâmica e regenerativa
• Circuitos Retificadores - AC-DC,
• Circuitos Conversores - DC-DC,
• Circuitos inversores - DC-AC
• Dispositivos semicondutores de potência
• Estratégias de chaveamento dos semicondutores de potência
• Perdas nos semicondutores e Comportamento térmico e refrigeração
• Técnicas de Modulação em Largura de Pulso – Pulse Width Modulation
• Modelagem e simulação computacional de sistemas de propulsão elétrica
• Níveis de tensão e corrente e aspectos de proteção intrínseca contra choques elétricos
• Compatibilidade e Interferência Eletromagnética – EMC e EMI
• Estratégias de cumprimento da missão de propulsão sobre condições de falha.

Armazenadores de Energia
• Baterias eletroquímicas
• Battery management systems - BMS
• Necessidades básicas
• Tensão, temperatura, and health monitoring
• Carregadores de Baterias - Battery chargers
• Ultracapacitores
• Baterias eletromecânicas – Flywheel Energy Storage Systems
• Células de combustível a Hidrogênio

Veículo Elétrico Híbrido Série, Híbrido Paralelo e a Célula de Combustível a Hidrogênio
• Arquitetura de Hardware e de Software (embedded systems) dos circuitos auxiliares e de potência
• Estratégias de controle
• Considerações sobre as redes de comunicação automotiva
• Estudos de casos:
• Chevy Volt
• Ford Escape
• Toyota Prius
• Honda Insight
• Nissan leaf

Veículo Elétrico Híbrido e Veículo Elétrico com conexão a rede elétrica (Grid)
• Plug-in Hybrid Electric Vehicle
• Vehicle to grid – V2G
• Smart Grid
• Análise da Infraestrutura de suprimento de energia elétrica e de Hidrogênio

Público-alvo
Profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de Manutenção, Assistência Técnica, Oficinas
Eletro-eletrônico, Projeto e Atividades ligadas aos Sistemas Eletro-eletrônicos da Indústria Automotiva e do setor
de Autopeças. Estudantes de Engenharia Elétrica, Computação, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.

Professor
Possui graduação em Tecnologia Eletrônica Pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Cecília (1990). Especialização na University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST - Manchester, Inglaterra (1996). Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004).
Realizou o MBA Executivo Internacional na Universidade da Califórnia em Irvine (2008). É Engenheiro da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência ná área de gestão em Gerenciamento de Projetos. É membro do Project Management Institute - PMI - Estados Unidos. E membro do PMI Chapter São Paulo. Atualmente também é professor do MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Professor do ensino a
distância da FGV Online e Professor dos cursos de Administração de Empresas - CADEMP - FGV. É professor dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Automotiva e de Engenharia de Automação e Controle do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas:
Eletrônica de Potência,
Acionamento de Motores Elétricos Especiais (Brushless DC Motors e Switched Reluctance Motors),
Modelamento e Simulação Computacional.
É membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência - SOBRAEP - Brasil. É revisor da revista Transactions on Power Electronics e dos congressos do Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE - Estados Unidos.