CURSOS IN COMPANY

Certificações
Certificação EDUCAEX em Motores
Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular
Certificação EDUCAEX em Transmissões
Formação / Certificação Green Belt - Lean /Six Sgma

Cursos de Motores
Conceituação e aplicação da Termodinâmica
Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Combustão e Emissões para Engenheiros
Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Biocombustíveis e seus Desempenhos
Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Engine Cooling
Calibração de Motores
Estrutura e Projeto de Motores
Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados em Motores
Ruídos e Vibrações de Motores
Combustão e Emissão de Biocombustível
Tribologia

Cursos de Dinâmica Veicular
Dinâmica Veicular
Dinâmica Básica de Veículos
Dinâmica da Propulsão Veicular
Dinâmica da Frenagem Veicular
Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dinâmica da Dirigibilidade
Dinâmica dos Ruídos e Vibrações
Dinâmica da Segurança Veicular
Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Frenagem - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Sistemas de Suspensão

Cursos de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise de Riscos em Projetos
Análise de Decisão com simulação de Monte Carlo
Gerencimento das Comunicações em Projetos
Projetos Inovadores - Planejamento e Viabilidade
Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Noise, Vibration and Harshness – NVH
Identificação de Fontes de Ruído
Gestão do Desenvolvimento de Produtos
Desenvolvimento de Produtos Utilizando Lean
Aerodinâmica
Conceitos Gerais sobre Torque
AeroDesign
Veículos Elétricos e Híbridos
Sistemas de Ar Condicionado

Cursos de Cálculo Estrutural e Durabilidade
Método dos Elementos Finitos aplicado na Indústria Automotiva
Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Cursos de Gestâo
OEM Operation Overview
Sistema de Gerenciamento Industrial - MES
Gestão de Custos Industriais
Gestão de Contratos
Gestão dos Recursos Humanos no Desenvolvimento de Projetos
Corporate Resources Management
Introdução à Estatística
Administração do Tempo
Engenharia Econômica
Engenharia de Custos Reversos
Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas I
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas II
Relacionamento Interpessoal

Cursos de Materiais
Lubrificantes e Lubrificação
Tratamentos Térmicos dos Aços
Tecnologia dos Polímeros
Injeção de plásticos: Simulador x try-out

Cursos de Manufatura e Qualidade
Busca da Excelência Operacional: Lean, Seis Sigma, TPM
Gestão da Manutenção
Ferramentas Analíticas e Operacionais do Sistema de Produção Lean
Introdução ao Lean Thinking
Mapeamento de Fluxo de Valor
Metodologia Kaizen para Aumento de Produtividade
Análise para Solução de Problemas
FMEA
ISO 14001:2004
ISO TS 16949:2002
ISO 9001:2008

Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais

Carga Horária
16h

Programa

Determinação da posição de centro de massa e dos momentos de inércia de um autoveículo rodoviário.
Nas fases iniciais do projeto do veículo.
No protótipo e veículo final.
Utilização da técnica aeronáutica do passeio do centro de gravidade.
Dinâmica do pneu.
Aderência longitudinal.
Aderência lateral
Aderência conjugada.
Limites de desempenho de um pneumático
Modelos matemáticos que representam o pneu.
Forças que resistem ao avanço do veículo.
Força de resistência ao rolamento dos pneus.
Forca de resistência do ar
Inércia dos elementos do sistema de transmissão.
Componente do peso em pista inclinada.
Forca de frenagem nas rodas dos eixos do veiculo.
Principais componentes de um sistema de freios.
Geração das forcas de frenagens.
Distribuição ideal e real das forças de frenagem.
Eficiência do sistema de freios x segurança veicular.
Desempenho na frenagem de emergência.
Tempo e espaço de parada.
A influência do tempo de resposta do motorista e do sistema de freios.
A estabilidade e a dirigibilidade durante frenagens de emergência.
A variação da temperatura no sistema de freios.
A influência da temperatura no desempenho da frenagem.
Simulação em computador de um veiculo exemplo freando com o efeito da temperatura.
Descidas de serra.
O balanço energético durante a descida da serra.
O uso do motor como freio durante a descida. Curva característica do motor usado como freio (freio motor).
Sistemas auxiliares ao motor – retardadores hidráulicos e elétricos.
Simulação em computador de um veiculo descendo serra.
Veículos combinados.
O desempenho na frenagem de veículos combinados (exemplo de um bi-trem).
A legislação e normas referentes ao desempenho do sistema de freios.
Normas ABNT e ECE R13
Requisitos para a frenagem de emergência.
Requisitos quanto ao efeito da temperatura na frenagem do veiculo.
Requisitos para a descida de serra.
O sistema anti-bloqueio das rodas (ABS)
Principal finalidade e funcionamento
A importância do ABS em veículos combinados.
Simulação em computador.


Professor

Possui graduação em Engenharia Mecânica [São Carlos] pela Universidade de São Paulo (1978) , mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1983) , doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1991) , pos-doutorado pela University Of Tennessee (2001).
Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos., atuando principalmente nos seguintes temas: veículos rodoviários, frenagem, consumo de combustível, desempenho, histograma de carga e simulação computacional.