CURSOS IN COMPANY

Certificações
Certificação EDUCAEX em Motores
Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular
Certificação EDUCAEX em Transmissões
Formação / Certificação Green Belt - Lean /Six Sgma

Cursos de Motores
Conceituação e aplicação da Termodinâmica
Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Combustão e Emissões para Engenheiros
Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Biocombustíveis e seus Desempenhos
Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Engine Cooling
Calibração de Motores
Estrutura e Projeto de Motores
Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados em Motores
Ruídos e Vibrações de Motores
Combustão e Emissão de Biocombustível
Tribologia

Cursos de Dinâmica Veicular
Dinâmica Veicular
Dinâmica Básica de Veículos
Dinâmica da Propulsão Veicular
Dinâmica da Frenagem Veicular
Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dinâmica da Dirigibilidade
Dinâmica dos Ruídos e Vibrações
Dinâmica da Segurança Veicular
Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Frenagem - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Sistemas de Suspensão

Cursos de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise de Riscos em Projetos
Análise de Decisão com simulação de Monte Carlo
Gerencimento das Comunicações em Projetos
Projetos Inovadores - Planejamento e Viabilidade
Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Noise, Vibration and Harshness – NVH
Identificação de Fontes de Ruído
Gestão do Desenvolvimento de Produtos
Desenvolvimento de Produtos Utilizando Lean
Aerodinâmica
Conceitos Gerais sobre Torque
AeroDesign
Veículos Elétricos e Híbridos
Sistemas de Ar Condicionado

Cursos de Cálculo Estrutural e Durabilidade
Método dos Elementos Finitos aplicado na Indústria Automotiva
Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Cursos de Gestâo
OEM Operation Overview
Sistema de Gerenciamento Industrial - MES
Gestão de Custos Industriais
Gestão de Contratos
Gestão dos Recursos Humanos no Desenvolvimento de Projetos
Corporate Resources Management
Introdução à Estatística
Administração do Tempo
Engenharia Econômica
Engenharia de Custos Reversos
Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas I
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas II
Relacionamento Interpessoal

Cursos de Materiais
Lubrificantes e Lubrificação
Tratamentos Térmicos dos Aços
Tecnologia dos Polímeros
Injeção de plásticos: Simulador x try-out

Cursos de Manufatura e Qualidade
Busca da Excelência Operacional: Lean, Seis Sigma, TPM
Gestão da Manutenção
Ferramentas Analíticas e Operacionais do Sistema de Produção Lean
Introdução ao Lean Thinking
Mapeamento de Fluxo de Valor
Metodologia Kaizen para Aumento de Produtividade
Análise para Solução de Problemas
FMEA
ISO 14001:2004
ISO TS 16949:2002
ISO 9001:2008

Método dos Elementos Finitos Aplicado na Indústria Automotiva

Carga Horária
16h

Objetivos do Curso
Fornecer uma revisão do método dos elementos finitos e mostrar sua aplicação no desenvolvimento dos diversos
componentes e sistemas automotivos.

Programa

1. Introdução ao Método dos Elementos Finitos (FEM)

2. Malha de elementos finitos
2.1 Tipos de elementos utilizados na discretização do modelo
2.1.1 Elementos unidimensionais (vigas e treliças)
2.1.2 Elementos bidimensionais (cascas)
2.1.3 Elementos tridimensionais (sólidos)
2.2 Funções de interpolação e discretização
2.3 Refinamento da malha e seus efeitos nos resultados

3. Estimativa de erros da solução
3.1 Erros envolvidos no estudo: Norma da Energia

4. Propriedade dos materiais
4.1. Comportamento mecânico
4.2. Elasticidade linear
4.3. Plasticidade
4.4. Material linear versus material não linear

5. Tipos de análises
5.1. Estática linear
5.2. Análise modal
5.3. Análise de fadiga
5.4. Otimização estrutural paramétrica

6. Critérios de Aprovação de Projeto
6.1. Teoria da Tensão Máxima Principal
6.2. Teoria da Máxima Tensão Equivalente (Critério de Von Mises)
6.3. Teoria da Máxima Tensão Cisalhante (Critério de Tresca)

Professor

Graduado em Engenharia Mecânica pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina);
Especialização em simulação de materiais não-lineares pela UDESC;
Pesquisa na Technische Universität Bergakademie Freiberg na Alemanha;
10 anos de experiência com foco na área de simulação numérica.