Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Carga Horária
16h
Programa
1. REVISÃO:
a. Pneus (adesão).
b. Força de resistência ao rolamento dos pneus.
c. Força de resistência do ar.
d. Massa suspensa, não suspensa, geometria da suspensão (centro de arfagem (pitch Center)).
e. Efeito da suspensão na transferência de peso do eixo traseiro para o dianteiro (pitch Center).
f. Inércia das rodas e do volante do motor.
2. Motor mapeado.
3. Transmissão (caixa de mudança de marchas, diferencial, eficiência da transmissão, modelagem em
MATLAB SIMULINK do conjunto motor, transmissão)
4. O MATLAB® SIMULINK – um ambiente de simulação.
5. Cálculo do torque de tração no eixo das rodas proveniente do motor e transmissão.
6. Cálculo da força de tração nas rodas (dinâmica da roda) com modelo do contato pneu x pavimento.
7. Desenvolvimento de um programa de simulação de um veículo 4x2, com caixa de câmbio automática.
8. Previsão de desempenho na tração do veículo simulado (velocidade máxima, aceleração máxima,
rampa máxima (gradeability), tempo de retomada, consumo instantâneo de combustível, consumo médio
de combustível, demanda de aderência no eixo de tração, variação de consumo com a estratégia de
mudança de marchas adotada pelo motorista, diferença no consumo de combustível com caixa de câmbio
de 4 marchas e 5 marchas, etc.).
9. Sistema de controle da tração.
10. Sistema de tração 4 x 4.
Professor
Possui graduação em Engenharia Mecânica [São Carlos] pela Universidade de São Paulo (1978) , mestrado
em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1983) , doutorado em Engenharia Mecânica pela
Universidade de São Paulo (1991) , pos-doutorado pela University Of Tennessee (2001).
Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica,
com ênfase em Mecânica dos Sólidos., atuando principalmente nos seguintes temas: veículos rodoviários,
frenagem, consumo de combustível, desempenho, histograma de carga e simulação computacional.
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