CURSOS IN COMPANY

Certificações
Certificação EDUCAEX em Motores
Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular
Certificação EDUCAEX em Transmissões
Formação / Certificação Green Belt - Lean /Six Sgma

Cursos de Motores
Conceituação e aplicação da Termodinâmica
Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Combustão e Emissões para Engenheiros
Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Biocombustíveis e seus Desempenhos
Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Engine Cooling
Calibração de Motores
Estrutura e Projeto de Motores
Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados em Motores
Ruídos e Vibrações de Motores
Combustão e Emissão de Biocombustível
Tribologia

Cursos de Dinâmica Veicular
Dinâmica Veicular
Dinâmica Básica de Veículos
Dinâmica da Propulsão Veicular
Dinâmica da Frenagem Veicular
Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dinâmica da Dirigibilidade
Dinâmica dos Ruídos e Vibrações
Dinâmica da Segurança Veicular
Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Frenagem - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Sistemas de Suspensão

Cursos de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise de Riscos em Projetos
Análise de Decisão com simulação de Monte Carlo
Gerencimento das Comunicações em Projetos
Projetos Inovadores - Planejamento e Viabilidade
Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Noise, Vibration and Harshness – NVH
Identificação de Fontes de Ruído
Gestão do Desenvolvimento de Produtos
Desenvolvimento de Produtos Utilizando Lean
Aerodinâmica
Conceitos Gerais sobre Torque
AeroDesign
Veículos Elétricos e Híbridos
Sistemas de Ar Condicionado

Cursos de Cálculo Estrutural e Durabilidade
Método dos Elementos Finitos aplicado na Indústria Automotiva
Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Cursos de Gestâo
OEM Operation Overview
Sistema de Gerenciamento Industrial - MES
Gestão de Custos Industriais
Gestão de Contratos
Gestão dos Recursos Humanos no Desenvolvimento de Projetos
Corporate Resources Management
Introdução à Estatística
Administração do Tempo
Engenharia Econômica
Engenharia de Custos Reversos
Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas I
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas II
Relacionamento Interpessoal

Cursos de Materiais
Lubrificantes e Lubrificação
Tratamentos Térmicos dos Aços
Tecnologia dos Polímeros
Injeção de plásticos: Simulador x try-out

Cursos de Manufatura e Qualidade
Busca da Excelência Operacional: Lean, Seis Sigma, TPM
Gestão da Manutenção
Ferramentas Analíticas e Operacionais do Sistema de Produção Lean
Introdução ao Lean Thinking
Mapeamento de Fluxo de Valor
Metodologia Kaizen para Aumento de Produtividade
Análise para Solução de Problemas
FMEA
ISO 14001:2004
ISO TS 16949:2002
ISO 9001:2008

Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos

Carga Horária
16h

Programa

1. REVISÃO:
a. Pneus (adesão).
b. Força de resistência ao rolamento dos pneus.
c. Força de resistência do ar.
d. Massa suspensa, não suspensa, geometria da suspensão (centro de arfagem (pitch Center)).
e. Efeito da suspensão na transferência de peso do eixo traseiro para o dianteiro (pitch Center).
f. Inércia das rodas e do volante do motor.

2. Motor mapeado.

3. Transmissão (caixa de mudança de marchas, diferencial, eficiência da transmissão, modelagem em
MATLAB SIMULINK do conjunto motor, transmissão)

4. O MATLAB® SIMULINK – um ambiente de simulação.

5. Cálculo do torque de tração no eixo das rodas proveniente do motor e transmissão.

6. Cálculo da força de tração nas rodas (dinâmica da roda) com modelo do contato pneu x pavimento.

7. Desenvolvimento de um programa de simulação de um veículo 4x2, com caixa de câmbio automática.

8. Previsão de desempenho na tração do veículo simulado (velocidade máxima, aceleração máxima, rampa máxima (gradeability), tempo de retomada, consumo instantâneo de combustível, consumo médio de combustível, demanda de aderência no eixo de tração, variação de consumo com a estratégia de mudança de marchas adotada pelo motorista, diferença no consumo de combustível com caixa de câmbio de 4 marchas e 5 marchas, etc.).

9. Sistema de controle da tração.

10. Sistema de tração 4 x 4.

Professor

Possui graduação em Engenharia Mecânica [São Carlos] pela Universidade de São Paulo (1978) , mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1983) , doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1991) , pos-doutorado pela University Of Tennessee (2001).
Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos., atuando principalmente nos seguintes temas: veículos rodoviários, frenagem, consumo de combustível, desempenho, histograma de carga e simulação computacional.