Certicação EDUCAEX em Transmissões
Carga Horária
78h
PROGRAMA
Módulo I (48h)
1. Introdução
Introdução ao “Drivetrain”
Configurações básicas do trem de força
Resumo de dinâmica veicular longitudinal
2. Embreagem veicular
Função
Princípio de funcionamento
Tipos construtivos
Nomenclatura
Dimensionamento quanto à transmissão de torque
Dimensionamento da carga do platô
Características da embreagem
Platô auto-ajustável
Modulação e conforto do pedal de embreagem
Sistema de acionamento da embreagem
Dimensionamento quanto à energia de acoplamento
Processo de acoplamento
Fatores que influenciam a durabilidade
3. Transmissão Mecânica Manual
Função
Princípio de funcionamento
Nomenclatura
Tipos construtivos
Transmissões de veículos de passeio
Transmissões de veículos comerciais
Determinação das relações de marcha
Engrenagens
Valores característicos
Mancais de rolamento
Sistemas de seleção e engate de marchas e sistema de sincronização
Módulo II (30h)
4. Introdução “Final Drive”
Função
Caixa de transferência
Redução final
Redução final e Diferencial
Redução no cubo de roda
5. Sistema diferencial
Função
Princípio de funcionamento
Nomenclatura básica
Diferencial - Modelagem matemática
Aplicação
Características
Tipos
Comparativo: capacidade de tração
6. Eixos motrizes
Classificação
Engrenamento cônico
Arquitetura e funcionamento - Exemplos
Pré-carga nos rolamentos do pinhão
7. Caixas de transferência
Arquitetura e funcionamento - Exemplos
8. Juntas
Função
Tipos
Aplicação
Fatores que influenciam a durabilidade
Junta Universal
Modelagem matemática
Limites
Ângulo de funcionamento das juntas universais
Dimensionamento de uma junta universal
Junta Homocinética
Tipos
Universal dupla
Tracta
De Esferas
Tripóide
9. Árvores de transmissão
Função
Características
Velocidade crítica – Balanceamento
Professor
Mestrando em engenharia mecânica pela UNICAMP. Graduado em engenharia mecânica automobilística pela FEI.
Um ano de estudos na França na Ècole Nationale Supérieure d’Arts et Métiers - ENSAM, e seis meses de
treinamento na ZF Sachs em Schweinfurt na Alemanha.
Ganhador do Prêmio Crea-SP de Formação Profissional – 2002 pelo primeiro lugar na 75a Turma no curso de
Engenharia Mecânica Automobilística da FEI.
Prêmio Instituto de Engenharia – 2002 por melhor aluno da turma de 2002 da FEI .
Professor das disciplinas: Embreagem e Transmissão” e “Eixos Motrizes e Árvores de Transmissão” do curso de pósgraduação
em Mecânica Automobilística da FEI desde 2009.
Coordenador de Desenvolvimento de Produto na ZF do Brasil – Divisão ZF Sachs, tendo dez anos de experiência
na área de powertrain de veículos leves e comerciais pesados, sendo seis na área de testes e quatro em design.
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