Sistemas de Ar Condicionado
Carga Horária
16h
Programa
MÓDULO I – REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO: INTRODUÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS
Abordagem: Apresentação dos conceitos fundamentais sobre a arte e a ciência da refrigeração e da climatização
de ambientes internos; contextualização dos esforços e avanços alcançados pelo ser humano nesta área ao longo
da história.
Duração: 2h
MÓDULO II – TERMODINÂMICA BÁSICA
Abordagem: Sedimentação de uma base teórica sobre termodinâmica que envolve a apresentação de conceitos
físicos e matemáticos de calor, trabalho, energia, propriedades termodinâmicas e ciclos de conversão energia.
Duração: 2h
MÓDULO III – SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO: PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E
COMPONENTES
Abordagem: Descrição do princípio de funcionamento de vários tipos de sistemas de refrigeração e ar
condicionado, dando ênfase especial aos sistemas se baseiam na compressão mecânica de vapor, e do
funcionamento individual dos principais componentes; apresentação de ferramentas computacionais de análise e
síntese.
Duração: 2h
MÓDULO IV – FLUIDOS REFRIGERANTES
Abordagem: Apresentação do conceito de fluido refrigerante e do papel que este desempenha nos sistemas de
refrigeração e ar condicionado; classificação dos diversos tipos de fluidos refrigerantes; seleção do refrigerante de
acordo com a aplicação e a interação com o óleo lubrificante do compressor dentro dos componentes do sistema.
Duração: 2h
MÓDULO V – PSICROMETRIA: O ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS TERMODINÂMICAS DO AR
Introdução dos conceitos básicos sobre psicrometria e a sua importância na concepção de sistemas de
refrigeração e ar condicionado: carta psicrométrica, temperatura de bulbo seco (TBS), temperatura de bulbo
úmido (TBU), umidade absoluta e relativa, temperatura de ponto de orvalho (TPO), pressão de vapor, volume
úmido.
Duração: 2h
MÓDULO VI – AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES
Abordagem: Fornecimento de uma visão geral da concepção de sistemas de ar condicionado automotivos:
tipos de trocadores de calor (evaporador e condensador), compressores, dispositivos de expansão, ventiladores,
defrosting systems; aplicações em função da classe de veículos e do nível de conforto térmico requerido aos
passageiros.
Duração: 2h
MÓDULO VII – AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO: DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA E DOS COMPONENTES
Abordagem: Especificação e dimensionamento dos componentes do sistema ( compressor, trocadores de
calor, ventiladores, tubulações); identificação das várias fontes de carga térmica (cálculo quantitativo do calor
gerado pelos ocupantes, dispositivos eletrônicos, isolamento térmico, radiação solar, etc.); requerimentos para a
distribuição de temperatura no interior do veículo .
Duração: 2h
MÓDULO VIII – AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO: PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE MANUTENÇÃO
Abordagem: Recomendações gerais de manutenção preventiva de sistemas de ar condicionado automotivo;
identificação de modos de falha do sistema; recarga de refrigerante no sistema; desgaste e manutenção de cada
componente individual; impacto no consumo de combustível do veículo.
Duração: 2h
Professor
Formado em engenharia mecânica pela UNESP, mestre em engenharia mecânica pela UNESP e PhD. em
engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente trabalhando no MSX
International como engenheiro de sistemas de aerodinâmica e resfriamento associado a um dos cinco centros de
desenvolvimento globais de Ford Motor Company, localizados na Bahia, Brasil.
Experiência em programas globais de Ford, tais como, o novo Ford Ecosport por cerca de 1 ano.
|