CURSOS IN COMPANY

Certificações
Certificação EDUCAEX em Motores
Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular
Certificação EDUCAEX em Transmissões
Formação / Certificação Green Belt - Lean /Six Sgma

Cursos de Motores
Conceituação e aplicação da Termodinâmica
Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Combustão e Emissões para Engenheiros
Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Biocombustíveis e seus Desempenhos
Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Engine Cooling
Calibração de Motores
Estrutura e Projeto de Motores
Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados em Motores
Ruídos e Vibrações de Motores
Combustão e Emissão de Biocombustível
Tribologia

Cursos de Dinâmica Veicular
Dinâmica Veicular
Dinâmica Básica de Veículos
Dinâmica da Propulsão Veicular
Dinâmica da Frenagem Veicular
Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dinâmica da Dirigibilidade
Dinâmica dos Ruídos e Vibrações
Dinâmica da Segurança Veicular
Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Frenagem - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Sistemas de Suspensão

Cursos de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise de Riscos em Projetos
Análise de Decisão com simulação de Monte Carlo
Gerencimento das Comunicações em Projetos
Projetos Inovadores - Planejamento e Viabilidade
Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Noise, Vibration and Harshness – NVH
Identificação de Fontes de Ruído
Gestão do Desenvolvimento de Produtos
Desenvolvimento de Produtos Utilizando Lean
Aerodinâmica
Conceitos Gerais sobre Torque
AeroDesign
Veículos Elétricos e Híbridos
Sistemas de Ar Condicionado

Cursos de Cálculo Estrutural e Durabilidade
Método dos Elementos Finitos aplicado na Indústria Automotiva
Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Cursos de Gestâo
OEM Operation Overview
Sistema de Gerenciamento Industrial - MES
Gestão de Custos Industriais
Gestão de Contratos
Gestão dos Recursos Humanos no Desenvolvimento de Projetos
Corporate Resources Management
Introdução à Estatística
Administração do Tempo
Engenharia Econômica
Engenharia de Custos Reversos
Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas I
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas II
Relacionamento Interpessoal

Cursos de Materiais
Lubrificantes e Lubrificação
Tratamentos Térmicos dos Aços
Tecnologia dos Polímeros
Injeção de plásticos: Simulador x try-out

Cursos de Manufatura e Qualidade
Busca da Excelência Operacional: Lean, Seis Sigma, TPM
Gestão da Manutenção
Ferramentas Analíticas e Operacionais do Sistema de Produção Lean
Introdução ao Lean Thinking
Mapeamento de Fluxo de Valor
Metodologia Kaizen para Aumento de Produtividade
Análise para Solução de Problemas
FMEA
ISO 14001:2004
ISO TS 16949:2002
ISO 9001:2008

Sistemas de Ar Condicionado

Carga Horária
16h

Programa

MÓDULO I – REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO: INTRODUÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS
Abordagem: Apresentação dos conceitos fundamentais sobre a arte e a ciência da refrigeração e da climatização de ambientes internos; contextualização dos esforços e avanços alcançados pelo ser humano nesta área ao longo da história.
Duração: 2h

MÓDULO II – TERMODINÂMICA BÁSICA
Abordagem: Sedimentação de uma base teórica sobre termodinâmica que envolve a apresentação de conceitos físicos e matemáticos de calor, trabalho, energia, propriedades termodinâmicas e ciclos de conversão energia.
Duração: 2h

MÓDULO III – SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO: PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E COMPONENTES
Abordagem: Descrição do princípio de funcionamento de vários tipos de sistemas de refrigeração e ar condicionado, dando ênfase especial aos sistemas se baseiam na compressão mecânica de vapor, e do funcionamento individual dos principais componentes; apresentação de ferramentas computacionais de análise e síntese.
Duração: 2h

MÓDULO IV – FLUIDOS REFRIGERANTES
Abordagem: Apresentação do conceito de fluido refrigerante e do papel que este desempenha nos sistemas de refrigeração e ar condicionado; classificação dos diversos tipos de fluidos refrigerantes; seleção do refrigerante de acordo com a aplicação e a interação com o óleo lubrificante do compressor dentro dos componentes do sistema.
Duração: 2h

MÓDULO V – PSICROMETRIA: O ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS TERMODINÂMICAS DO AR
Introdução dos conceitos básicos sobre psicrometria e a sua importância na concepção de sistemas de refrigeração e ar condicionado: carta psicrométrica, temperatura de bulbo seco (TBS), temperatura de bulbo úmido (TBU), umidade absoluta e relativa, temperatura de ponto de orvalho (TPO), pressão de vapor, volume úmido.
Duração: 2h

MÓDULO VI – AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES
Abordagem: Fornecimento de uma visão geral da concepção de sistemas de ar condicionado automotivos:
tipos de trocadores de calor (evaporador e condensador), compressores, dispositivos de expansão, ventiladores, defrosting systems; aplicações em função da classe de veículos e do nível de conforto térmico requerido aos passageiros.
Duração: 2h

MÓDULO VII – AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO: DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA E DOS COMPONENTES
Abordagem: Especificação e dimensionamento dos componentes do sistema ( compressor, trocadores de calor, ventiladores, tubulações); identificação das várias fontes de carga térmica (cálculo quantitativo do calor gerado pelos ocupantes, dispositivos eletrônicos, isolamento térmico, radiação solar, etc.); requerimentos para a distribuição de temperatura no interior do veículo .
Duração: 2h

MÓDULO VIII – AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO: PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE MANUTENÇÃO
Abordagem: Recomendações gerais de manutenção preventiva de sistemas de ar condicionado automotivo; identificação de modos de falha do sistema; recarga de refrigerante no sistema; desgaste e manutenção de cada componente individual; impacto no consumo de combustível do veículo.
Duração: 2h

Professor
Formado em engenharia mecânica pela UNESP, mestre em engenharia mecânica pela UNESP e PhD. em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente trabalhando no MSX International como engenheiro de sistemas de aerodinâmica e resfriamento associado a um dos cinco centros de desenvolvimento globais de Ford Motor Company, localizados na Bahia, Brasil.
Experiência em programas globais de Ford, tais como, o novo Ford Ecosport por cerca de 1 ano.