Dinâmica Básica de Veículos
Carga Horária
16h
Programa
VEÍCULO RÍGIDO
a- Estacionário Sistemas de coordenadas; distribuição de massas e cargas; centro de massa e momentos de inércia.
b- Em movimento retilíneo:Limites de desempenho; esforços em velocidade constante; dinâmica da aceleração e
da frenagem.
c- Em movimento curvilíneo:Geometria das direções de veículos com dois ou mais eixos; esforços e acelerações
nas curvas; flexibilidade dos pneus, ângulos de deriva: sobre e sob-esterçamento; efeitos da tração e frenagem.
VEÍCULO SUSPENSO
a- Estacionário: Forças e cargas nas suspensões; posição e altura no solo.
b- Em movimento retilíneo:Oscilações no plano vertical longitudinal: balanço (“bounce”) e galope (“pitch”)
provocadas pela estrada, frenagem e aceleração. Suspensões ativas e passivas.
c- Em movimento curvilíneo: Oscilações no plano transversal: inclinação lateral (“roll”); influência da geometria das
suspensões; efeitos direcionais de auto-esterçamento ativo e passivo, pela cinemática das suspensões.
Professor
• Engenheiro mecânico - Escola Politécnica da USP.
• Master of Science - Purdue University.
• Ex-gerente na engenharia de produtos da Ford Brasil.
• Ex-diretor da Promec – Projetos Mecânicos.
• Ex-professor na engenharia mecânica da EPUSP.
• Professor nos cursos de especialização em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos na Fundação
Vanzolini da EPUSP.
• Professor de Dinâmica de Veículos no MPEA – Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da EPUSP.
• Consultor de empresas nas áreas de Gestão de Projetos de Produtos e Dinâmica de Veículos.
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