CURSOS IN COMPANY

Certificações
Certificação EDUCAEX em Motores
Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular
Certificação EDUCAEX em Transmissões
Formação / Certificação Green Belt - Lean /Six Sgma

Cursos de Motores
Conceituação e aplicação da Termodinâmica
Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Combustão e Emissões para Engenheiros
Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Biocombustíveis e seus Desempenhos
Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Engine Cooling
Calibração de Motores
Estrutura e Projeto de Motores
Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados em Motores
Ruídos e Vibrações de Motores
Combustão e Emissão de Biocombustível
Tribologia

Cursos de Dinâmica Veicular
Dinâmica Veicular
Dinâmica Básica de Veículos
Dinâmica da Propulsão Veicular
Dinâmica da Frenagem Veicular
Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dinâmica da Dirigibilidade
Dinâmica dos Ruídos e Vibrações
Dinâmica da Segurança Veicular
Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Frenagem - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Sistemas de Suspensão

Cursos de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise de Riscos em Projetos
Análise de Decisão com simulação de Monte Carlo
Gerencimento das Comunicações em Projetos
Projetos Inovadores - Planejamento e Viabilidade
Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Noise, Vibration and Harshness – NVH
Identificação de Fontes de Ruído
Gestão do Desenvolvimento de Produtos
Desenvolvimento de Produtos Utilizando Lean
Aerodinâmica
Conceitos Gerais sobre Torque
AeroDesign
Veículos Elétricos e Híbridos
Sistemas de Ar Condicionado

Cursos de Cálculo Estrutural e Durabilidade
Método dos Elementos Finitos aplicado na Indústria Automotiva
Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Cursos de Gestâo
OEM Operation Overview
Sistema de Gerenciamento Industrial - MES
Gestão de Custos Industriais
Gestão de Contratos
Gestão dos Recursos Humanos no Desenvolvimento de Projetos
Corporate Resources Management
Introdução à Estatística
Administração do Tempo
Engenharia Econômica
Engenharia de Custos Reversos
Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas I
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas II
Relacionamento Interpessoal

Cursos de Materiais
Lubrificantes e Lubrificação
Tratamentos Térmicos dos Aços
Tecnologia dos Polímeros
Injeção de plásticos: Simulador x try-out

Cursos de Manufatura e Qualidade
Busca da Excelência Operacional: Lean, Seis Sigma, TPM
Gestão da Manutenção
Ferramentas Analíticas e Operacionais do Sistema de Produção Lean
Introdução ao Lean Thinking
Mapeamento de Fluxo de Valor
Metodologia Kaizen para Aumento de Produtividade
Análise para Solução de Problemas
FMEA
ISO 14001:2004
ISO TS 16949:2002
ISO 9001:2008

Certicação EDUCAEX em Motores

Carga Horária
176h

PROGRAMA

Módulo 1. Conceituação e aplicação da Termodinâmica
- Tipos de chamas e sua propagação
- Combustão em motores de ignição por centelha
- Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por centelha
- Combustão em motores de ignição por compressão
- Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por compressão
- Cálculo térmico em motores de combustão
- Construção de diagrama indicado e característica exterior de velocidade

Módulo 2. Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
- Primeira e segunda lei da termodinâmica e sua aplicação na combustão
- Temperatura adiabática de chama, calor de reação
- Quantidade versus qualidade no dia-a-dia.
- Aspectos da segunda lei na vida diária.
- Sistemas de injeção de combustível
- Sistemas de sobrealimentação de motores
- Energia e médio ambiente
- Sistemas de pós-tratamento das emissões
- Legislações de emissões

Módulo 3 - Combustão e Emissões para Engenheiros
- Tipos de chamas e sua propagação
- Combustão em motores de ignição por centelha
- Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por centelha
- Combustão em motores de ignição por compressão
- Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por compressão
- Cálculo térmico em motores de combustão
- Construção de diagrama indicado e característica exterior de velocidade

Módulo 4 - Química dos combustíveis e cinética química da combustão
- Conceitos gerais de química orgânica
- Química dos hidrocarbonetos, álcoois e ésteres
- Emissões poluentes
- Equilíbrio químico
- Formação de NOx
- Cinética química
- Cinética da combustão / cinética das explosões

Módulo 5. Biocombustíveis e seus Desempenhos
- Concepção geral sobre combustíveis e biocombustíveis
- Gás Natural. Gás liquefeito
- Biogás. Recuperação Energética de Biogás
- Álcoois. Antecedentes. Etanol e metanol. Éteres
- Número de octano e cetano dos combustíveis
- Biodiesel. Estudos Necessários. Futuro. Novidades e aspetos importantes do processo industrial. Vantagens e
desvantagem do Biodiesel
- Desempenho de motores de combustão usando Biodiesel
- Desempenho de motores de combustão usando etanol
- Desempenho de motores de combustão usando biogás.

Módulo 6. Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
- Cinemática do mecanismo biela manivela. Conceitos fundamentais e designações
- As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela central
- As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela descentralizado
- Dinâmica do mecanismo biela manivela
- Redução de massa
- Forças que atuam sobre o mecanismo biela manivela
- Ordem de funcionamento do motor
- Equilibrado de motor de um cilindro
- Equilibrado de motores em línea
- Equilibrado de motores em V
- Uniformidade de giro do motor
- Cálculo dinâmico de um motor de combustão

Módulo 7. Engine Cooling
• Fundamentos da transferência de calor, condução, convecção, radiação, mecânismos combinados e regimes de
transferência de calor;
• Classificação dos trocadores de calor;
• Componentes do sistema de arrefecimento: consideração sobre o design, características construtivas, seleção
de tecnologia mais adequada para o projeto, testes de componentes, funcionamento dos componentes de
arrefecimento do motor: líquido de arrefecimento, bomba d’agua, radiador, válvula termostática, tubulações,
hélices e outros componentes;
• Cálculo térmico em motores de combustão interna;
• Cálculos de desempenho do sistema de arrefecimento;
• Testes de desempenho e validação do sistema de arrefecimento;
• Calibração do motor para configurar os componentes do sistema de arrefecimento;
• Manutenção do sistema de arrefecimento.

Módulo 8. Calibração de Motores
• Metodologia de avaliação dos parâmetros físicos do motor para definição dos limites da calibração;
• Objetivos da calibração veícular: Cumprimento das normas de emissões de gases veícular, redução do consumo
de combustível e aumento de desempenho (aplicações esportivas);
• Eletrônica embarcada utilizada no desenvolvimento de calibração;
• Tipos de tecnologias e hardware existentes no desenvolvimento da calibração;
• Tipos de teste veícular utilizados na certificação da calibração;
• Técnica de Projeto de Experimentos (DOE Design of Experiments), aplicadas no desenvolvimento de calibração;
• Análise de resultados de experimentos de calibração;
• Gerenciamento do processo de calibração do motor.

Módulo 9. Estrutura e Projeto de Motores
- Seleção do tipo de motor
- Premissas para calcular um tipo de motor e seleção de seus principais parâmetros
- Bloco, cárter, cabeçote e juntas. Estrutura, cálculo e materiais
- Grupo pistão. Estrutura, cálculo e materiais
- Grupo biela. Estrutura, cálculo e materiais
- O virabrequim. Estrutura e cálculo. Procedimentos para aumentar a resistência dos virabrequins. Materiais
- Mecanismo de distribuição de gases
- Sistema de lubrificação
- Sistema de arrefecimento
- Perspectivas no desenvolvimento de novos tipos de motores

Módulo 10. Introdução aos Sistemas Eletrônico Embarcados
- Geração e partida elétrica
- Central elétrica de motores e transmissão
- Proteção e alimentação de circuitos
- Sistema de monitoramento
- Sistema de instrumentação
- Sensores e transdutores
- Redes de cabos e fibras óticas
- Controle de ABS, tração, comandos
- Sistemas de segurança passiva e ativa.

Módulo 11. Ruídos e Vibrações de Motores
- Conceitos básicos em Acústica
- Escala e instrumentação para medição de ruídos e vibrações
- Radiação sonora de estruturas vibrantes
- Isolamento de ruídos
- Material de absorção sonora
- Acústica de cavidades veiculares e dutos
- Propagação sonora em dutos
- Fontes de ruídos e vibrações veiculares. Ruídos de motores
- Simuladores para qualidade sonora
- Métodos numéricos para soluções dos problemas vibroacústicos. Aplicações: silenciadores, caixa de engrenagem
e outras
- Qualidade sonora dos produtos.

Módulo 12. Tribologia em Motores de Combustão Interna
• Introdução a Tribologia
• Contato entre corpos e lubrificação
- Rugosidade e topografia
- Contato macroscópico
- Contato microscópico (área real)
- Lubrificação limítrofe
• Mecanismos de desgaste e de atrito
- Atrito e mecanismos de atrito
- Desgaste e mecanismos de desgaste
• Testes e análises
- Testes de bancada
- Testes de motor com foco em tribologia
• Aspectos tribológicos de alguns sistemas específicos de motores de combustão interna
• Análise de falhas tribológicas - Analise de peças após uso/falhas
- Análise de óleo
- Ferrografia
• Breve overview de alguns tópicos avançados
- Efeitos tribo-químicos
- Revestimentos e tratamentos de superfícies, recentes desenvolvimentos
- Caracterizações 3D de superfícies
- Modelamento computacional de fenômenos tribológicos
- Overview de softwares comerciais

Público-alvo
Engenheiros e estudantes de Engenharia que já tenham conhecimentos prévios nas seguintes disciplinas:
Matemática
Física
Química

Professores

Professor 1
Doutorando na Universidade Politécnica da USP, Mestre em Engenharia Elétrica pela FEI em 2008, especialização
em eletrônica automotiva pela Engenharia Mauá em 2008, MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas
em 2004, Engenheiro Mecânico pela Universidade Mackenzie em 2000. Possui mais de 15 anos de experiência em
empresas multinacionais automotivas, atualmente é engenheiro Sênior de Produto na Ford Motor Company do
departamento de Power Train, professor das disciplinas de motor Diesel e Calibração de motores eletrônicos da
Fatec Santo André e Técnicas de programação na Universidade Metodista. Chairman do Comitê de Educação do
Congresso SAE BRASIL, Juiz no fórmula SAE BRASIL. Atua no desenvolvimento de motores de combustão interna
na regulamentação de emissões para normas governamentais, programas de redução de consumo de combustível
e testes de performance e durabilidade.

Professor 2
Engenheiro, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP.
Mais de 25 anos na área de desenvolvimento e pesquisa de componentes em motores de combustão interna.
Atualmente consultor técnico em P&D no centro de pesquisas da MAHLE Metal Leve S.A.
Coordenador do comitê técnico de motores Otto da SAE Brasil.
Autor de dezenas de papers técnicos internacionais na área.
Professor de pós-graduação e in company em tribologia de motores de combustão interna.
Prof. Dr. Felipe Soto Pau
Possui Graduação em Engenharia Mecânica pelo ISPJAE, (1982) em Havana Cuba, Mestrado pela Escola de
Engenharia de São Carlos-USP (1999) e Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (2003).
Tem experiência didática na área de Engenharia Mecânica por 25 anos. Em 2006 obteve a Categoria de Professor
Auxiliar (categoria no nível III de IV, segundo sistema da Educação Superior de Cuba). Tem experiência de pesquisa
vinculada a Indústria na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Energia e Motores de
Combustão Interna, atuando principalmente nos seguintes temas: combustão; combustíveis para motores: etanol,
misturas gasolina-etanol, Biodiesel, misturas diesel-etanol-Biodiesel e combustíveis gasosos; emissões; ensaios
de MCI em bancada dinamométrica; montagem de bancadas dinamométricas para MCI; estudo cinético-químico
aplicado aos combustíveis; transferência de calor e massa em processos industriais e economia energética.
Desenvolveu pós-doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos-USP (08/2006-07/2007) desenvolvendo a
pesquisa: transformação de motor diesel para ciclo Otto usando etanol vaporizado. Tem elaborado um projeto de
pesquisa para aplicação imediata titulado: Desenvolvimento de uma instalação experimental para o estudo de
jatos combustíveis evaporados em atmosfera inerte e reativa.

Professor 3
Doutor em Engenharia pela Techn. Univ. Hamburg-Harburg (Alemanha), Professor do Departamento de
Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência em dinâmica de sistemas
lineares e não-lineares, instrumentação, análise de sinais e dados experimentais, simulação e modelagem
numérica e projeto de máquinas com ênfase em aplicações nas áreas de acústica e vibrações.
Vem atuando há anos como consultor de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à
indústria automotiva e da mobilidade em geral. Autor de diversos trabalhos técnicos e científicos publicados em
congressos e periódicos nacionais e internacionais.

Professor 4
Graduado em Engenharia Elétrica - ênfase em Mecânica Fina - USP - São Carlos
Mestre em Engenharia Mecânica - USP - São Carlos
Doutor em Engenharia Mecânica - USP - São Carlos
Ex-professor do Depto.de Eng. Mecânica da FEI, atuando tanto nos cursos de graduação como pós-graduação lato
e stricto sensu, ministrando as disciplinas:
- Dinâmica Veicular
- Suspensão e Direção
- Equipamentos Elétricos e Eletrônicos do Veículo (Eletrônica Embarcada)
- Controle de Sistemas Dinâmicos
- Dinâmica de Sistemas Multicorpos
- Dinâmica de Sistemas Automotivos
- Orientação do Projeto Formula SAE.
Trabalhou como Supervisor, Pesquisador e Gerente de Projetos nas áreas de Engenharia Avançada e A.A.S.
(Advanced Analysis & Simulations) na MWM INTERNATIONAL Motores.
Consultor e Gerente de Projetos Voltados à Dinâmica Veicular, Sistemas de Suspensão e Simulações.

Professor 5
Eng. Mecânico formado pela FEI e com pós-graduação em Adm. de Empresas pelo Instituto Mackenzie, atuei por
23 anos na Shell Brasil S.A., um ano na Petroplus/ STP como consultor técnico e de 2006 a 2012 na REPSOL Brasil
S.A e hoje consultor da YPF Brasil, participante de cursos de lubrificantes na América Latina, Europa e EUA, em
todas as empresas sempre atuando na área de assistência técnica, desenvolvimento e aprovação de produtos nas
OEM’s, além de atuar também na área de treinamento e MKT, sempre no segmento de aditivos, combustíveis e em
especial de óleos lubrificantes automotivos.

Professor 6
Graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela UFSJ (1988), Mestrado pela Universidade Federal de Minas
Gerais UFMG (1993) e Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (2004).
Professor na área de Térmica e Fluidos na UFSJ há 20 anos.
Experiência no desenvolvimento de pesquisas nas áreas: motores a combustão interna, processos de renovação
de carga, uso de bicombustíveis, ensaios dinamométricos em MCI, simulação de escoamentos na admissão
automotiva, transferência de calor em sistemas e processos industriais.
Atualmente com pesquisa na área de retardo de ignição provocado pelo uso de bicombustíveis.
Coordenador do Programa de Mestrado Engenharia da Energia da UFSJ.