Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais
Carga Horária
16h
Objetivo
Fornecer conceitos de fadiga, durabilidade em condições de carregamentos de amplitude constante e variável
alem de teoria de propagação de trinca com aplicação na indústria automotiva e aeronáutica.
Programa
Parte I
1.0 Propriedades Mecânicas
2.0 Critérios de Projeto.
3.0 Fadiga de Alto Ciclo S-N: Tensão - Vida
4.0 Fadiga de Baixo Ciclo e-N: Deformação- Vida
5.0 Influencia de Concentradores de Tensões na Resistência a Fadiga.
6.0 Mecanismos de Nucleação e Crescimento de Trinca por Fadiga.
7.0 Mecânica da Fratura e Crescimento de Trinca por Fadiga
Parte II
1.0 Introdução
2.0 Abordagem Matemática da Fadiga de Amplitude Variável
3.0 Procedimentos Utilizados para se Estimar Vida de Componentes Mecânicos
3.2 Métodos de Previsão de Vida
3.2.1 Método de Previsão de Iniciação de Trinca
3.2.2 Método de Previsão sob Amplitude Cíclica Variável
3.3.3 Revisão da Teoria de Dano
4.0 Aplicação de Previsão de Vida em Estruturas Veiculares
4.1 Introdução
4.2 Metodologia para Obtenção dos Carregamentos de Serviços
4.3 Exemplo de Desenvolvimento de Componente Automotivo
4.3.1. Definição do Problema de Engenharia
4.3.2 Descrição do Modelo de Elementos Finitos
4.3.4 Descrição do Procedimento Experimental
4.3.5 Critérios de Projeto Utilizados
4.4.6 Resultados
5.0 Propagação de Trincas em Estruturas submetidas a Carregamento de Amplitude
Constante e Variável Utilizando Métodos Numéricos
5.1 Simulação de Propagação de Trincas sob Carregamento de Amplitude Constante em Corpos de Prova Padrão
ASTM
5.2 Descrição do Procedimento de Geração de Carregamentos de Amplitude Variável através do Programa Gênesis
5.3 Utilização do Carregamento de Amplitude Variável MINI-FALSTAFF para Simular Propagação de Trinca em um
Corpo de Prova do Compacto de Tração
Público-alvo
Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos alem de ser
distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.
Pré-Requisitos: Engenheiro mecânico, civil, naval e aeronáutico que trabalham ou desejam trabalhar no
desenvolvimento de componentes sujeitos a fadiga.
Professores
Engenheiro Mecânico - ênfase automobilística, FEI – 1987
Mestre Ciências dos Materiais, Fadiga, Ipen, 1999.
Doutor em Estruturas, Simulação de Propagação de Trincas, USP, 2003.
Pós-Doutorado, Ciência dos Materiais, Fadiga, Ipen, 2006.
20 anos de experiência no setor automotivo em áreas de simulação em carroçarias, chassis, componentes de
suspensão e ensaios de fadiga.
Membro SAE Seção S. Paulo Coordenador de Cursos 2000-2008
Membro do Comitê FD& E ( Fatigue Design & Evaluation ) da SAE International.
22 trabalhos apresentados em conferências na Europa, Estados Unidos e Austrália
1 livro como editor “Modern Trends on Fatigue”.
|