Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Carga Horária
16h
Programa
Determinação da posição de centro de massa e dos momentos de inércia de um autoveículo rodoviário.
Nas fases iniciais do projeto do veículo.
No protótipo e veículo final.
Utilização da técnica aeronáutica do passeio do centro de gravidade.
Dinâmica do pneu.
Aderência longitudinal.
Aderência lateral
Aderência conjugada.
Limites de desempenho de um pneumático
Modelos matemáticos que representam o pneu.
Forças que resistem ao avanço do veículo.
Força de resistência ao rolamento dos pneus.
Forca de resistência do ar
Inércia dos elementos do sistema de transmissão.
Componente do peso em pista inclinada.
Forca de frenagem nas rodas dos eixos do veiculo.
Principais componentes de um sistema de freios.
Geração das forcas de frenagens.
Distribuição ideal e real das forças de frenagem.
Eficiência do sistema de freios x segurança veicular.
Desempenho na frenagem de emergência.
Tempo e espaço de parada.
A influência do tempo de resposta do motorista e do sistema de freios.
A estabilidade e a dirigibilidade durante frenagens de emergência.
A variação da temperatura no sistema de freios.
A influência da temperatura no desempenho da frenagem.
Simulação em computador de um veiculo exemplo freando com o efeito da temperatura.
Descidas de serra.
O balanço energético durante a descida da serra.
O uso do motor como freio durante a descida. Curva característica do motor usado como freio (freio motor).
Sistemas auxiliares ao motor – retardadores hidráulicos e elétricos.
Simulação em computador de um veiculo descendo serra.
Veículos combinados.
O desempenho na frenagem de veículos combinados (exemplo de um bi-trem).
A legislação e normas referentes ao desempenho do sistema de freios.
Normas ABNT e ECE R13
Requisitos para a frenagem de emergência.
Requisitos quanto ao efeito da temperatura na frenagem do veiculo.
Requisitos para a descida de serra.
O sistema anti-bloqueio das rodas (ABS)
Principal finalidade e funcionamento
A importância do ABS em veículos combinados.
Simulação em computador.
Professor
Possui graduação em Engenharia Mecânica [São Carlos] pela Universidade de São Paulo (1978) , mestrado
em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1983) , doutorado em Engenharia Mecânica pela
Universidade de São Paulo (1991) , pos-doutorado pela University Of Tennessee (2001).
Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica,
com ênfase em Mecânica dos Sólidos., atuando principalmente nos seguintes temas: veículos rodoviários,
frenagem, consumo de combustível, desempenho, histograma de carga e simulação computacional.
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