Administração do Tempo
Carga Horária
08h
Programa
Pois se não podemos mudar o curso do tempo, dispomos de um trunfo capital: graças ao nosso cérebro, podemos
andar mais rápido que ele.
J.L Servan Schreiber
OBJETIVOS
• Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.
• Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.
• Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.
•Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo
•Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.
•Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.
CONTEÚDO
• A falta de tempo enquanto sintoma.
• Diagnóstico dos desperdiçadores do tempo: telefone, reuniões, não delegação, fazer serviço dos outros, tarefas
de rotina, adiamentos...
• Aplicação do questionário ADT - de Rosa Krauz
• Os desperdiçadores do tempo: causas e soluções.
• Valores culturais: pontualidade e atraso; falta de tempo e “status”.
• Bilhetes, listas, calendários e agendas.
• A distinção entre o Importante e Urgente.
• A Matriz da Administração do Tempo, de Stephen Covey.
• Áreas de pré-ocupação e de influência.
• Orientação da bússola ou do relógio?
• Fazendo reunião comigo mesmo.
• Ocupando meu tempo com os mais significativos papéis sociais.
Professor
Formação
Administrador pela Universidade Mackenzie em 31 de outubro de 1990 - C.R.A. 54082.
Jornalista pela Universidade de São Paulo em 18 de setembro de 1979 - M.T.B. 13362.
Especialização em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas em 03 de dezembro de 1991.
Coordenador em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo em dez/98.
Practitioner em Terapia da Linha do Tempo pelo Instituto George Szenészi em 1995.
Practitioner e Master Practitioner em Programação Neurolingüística pela Sociedade Brasileira de Programação
Neurolingüística em 1992 (280 horas de treinamento).
Facilitador na metodologia RCD , programa básico e avançado, promovido pelo ILACE em 1991 e 1992.
Desenvolvimento em alta negociação , treinamento ministrado por John Grinder em 1993.
Qualificações
Carreira de 18 anos em empresas de grande porte na área de transportes. Atuação nos últimos 12 anos como
consultor em treinamento e desenvolvimento organizacional e pessoal.
Significativa experiência ( 5 anos ) como diretor e gerente de recursos humanos.
Analista de Projetos sociais ad hoc .
Professor do Projeto Atual Tec - USP: Cooperação Universidade Empresa.
Professor do PECE - Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Professor da Fundação Vanzolini nas disciplinas Comunicação e Recursos Humanos, do CEGP.
Professor do curso Gestão de Organizações Não Governamentais para o Programa Comunidade Solidária.
Autor e professor do programa de desenvolvimento técnico atitudinal dos agentes de desenvolvimento do Portal
do Alvorada – PROJETO ALVORADA.
Consultoria Organizacional para APEOESP.
|