CURSOS IN COMPANY

Certificações
Certificação EDUCAEX em Motores
Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular
Certificação EDUCAEX em Transmissões
Formação / Certificação Green Belt - Lean /Six Sgma

Cursos de Motores
Conceituação e aplicação da Termodinâmica
Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Combustão e Emissões para Engenheiros
Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Biocombustíveis e seus Desempenhos
Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Engine Cooling
Calibração de Motores
Estrutura e Projeto de Motores
Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados em Motores
Ruídos e Vibrações de Motores
Combustão e Emissão de Biocombustível
Tribologia

Cursos de Dinâmica Veicular
Dinâmica Veicular
Dinâmica Básica de Veículos
Dinâmica da Propulsão Veicular
Dinâmica da Frenagem Veicular
Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dinâmica da Dirigibilidade
Dinâmica dos Ruídos e Vibrações
Dinâmica da Segurança Veicular
Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Frenagem - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Sistemas de Suspensão

Cursos de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise de Riscos em Projetos
Análise de Decisão com simulação de Monte Carlo
Gerencimento das Comunicações em Projetos
Projetos Inovadores - Planejamento e Viabilidade
Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Noise, Vibration and Harshness – NVH
Identificação de Fontes de Ruído
Gestão do Desenvolvimento de Produtos
Desenvolvimento de Produtos Utilizando Lean
Aerodinâmica
Conceitos Gerais sobre Torque
AeroDesign
Veículos Elétricos e Híbridos
Sistemas de Ar Condicionado

Cursos de Cálculo Estrutural e Durabilidade
Método dos Elementos Finitos aplicado na Indústria Automotiva
Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Cursos de Gestâo
OEM Operation Overview
Sistema de Gerenciamento Industrial - MES
Gestão de Custos Industriais
Gestão de Contratos
Gestão dos Recursos Humanos no Desenvolvimento de Projetos
Corporate Resources Management
Introdução à Estatística
Administração do Tempo
Engenharia Econômica
Engenharia de Custos Reversos
Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas I
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas II
Relacionamento Interpessoal

Cursos de Materiais
Lubrificantes e Lubrificação
Tratamentos Térmicos dos Aços
Tecnologia dos Polímeros
Injeção de plásticos: Simulador x try-out

Cursos de Manufatura e Qualidade
Busca da Excelência Operacional: Lean, Seis Sigma, TPM
Gestão da Manutenção
Ferramentas Analíticas e Operacionais do Sistema de Produção Lean
Introdução ao Lean Thinking
Mapeamento de Fluxo de Valor
Metodologia Kaizen para Aumento de Produtividade
Análise para Solução de Problemas
FMEA
ISO 14001:2004
ISO TS 16949:2002
ISO 9001:2008

Administração do Tempo

Carga Horária
08h

Programa
Pois se não podemos mudar o curso do tempo, dispomos de um trunfo capital: graças ao nosso cérebro, podemos andar mais rápido que ele.
J.L Servan Schreiber

OBJETIVOS
• Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.
• Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.
• Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.
•Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo
•Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.
•Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.

CONTEÚDO
• A falta de tempo enquanto sintoma.
• Diagnóstico dos desperdiçadores do tempo: telefone, reuniões, não delegação, fazer serviço dos outros, tarefas de rotina, adiamentos...
• Aplicação do questionário ADT - de Rosa Krauz
• Os desperdiçadores do tempo: causas e soluções.
• Valores culturais: pontualidade e atraso; falta de tempo e “status”.
• Bilhetes, listas, calendários e agendas.
• A distinção entre o Importante e Urgente.
• A Matriz da Administração do Tempo, de Stephen Covey.
• Áreas de pré-ocupação e de influência.
• Orientação da bússola ou do relógio?
• Fazendo reunião comigo mesmo.
• Ocupando meu tempo com os mais significativos papéis sociais.

Professor
Formação
Administrador pela Universidade Mackenzie em 31 de outubro de 1990 - C.R.A. 54082.
Jornalista pela Universidade de São Paulo em 18 de setembro de 1979 - M.T.B. 13362.
Especialização em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas em 03 de dezembro de 1991.
Coordenador em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo em dez/98.
Practitioner em Terapia da Linha do Tempo pelo Instituto George Szenészi em 1995.
Practitioner e Master Practitioner em Programação Neurolingüística pela Sociedade Brasileira de Programação
Neurolingüística em 1992 (280 horas de treinamento).
Facilitador na metodologia RCD , programa básico e avançado, promovido pelo ILACE em 1991 e 1992.
Desenvolvimento em alta negociação , treinamento ministrado por John Grinder em 1993.

Qualificações
Carreira de 18 anos em empresas de grande porte na área de transportes. Atuação nos últimos 12 anos como
consultor em treinamento e desenvolvimento organizacional e pessoal.
Significativa experiência ( 5 anos ) como diretor e gerente de recursos humanos.
Analista de Projetos sociais ad hoc .
Professor do Projeto Atual Tec - USP: Cooperação Universidade Empresa.
Professor do PECE - Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Professor da Fundação Vanzolini nas disciplinas Comunicação e Recursos Humanos, do CEGP.
Professor do curso Gestão de Organizações Não Governamentais para o Programa Comunidade Solidária.
Autor e professor do programa de desenvolvimento técnico atitudinal dos agentes de desenvolvimento do Portal
do Alvorada – PROJETO ALVORADA.
Consultoria Organizacional para APEOESP.