Sistemas de Suspensão
Carga Horária
24h
Objetivo
O objetivo do curso é proporcionar treinamento presencial para profissionais e estudantes sobre conceitos
teóricos relativos ao funcionamento de sistemas de suspensão, abordando o projeto da suspensão juntamente
com conceitos de dinâmica veicular.
Programa
INTRODUÇÃO
Considerações gerais
Importância de um bom projeto de suspensão
COMPONENTES DO SISTEMA DE SUSPENSÃO
Molas
• Barra de torção
• Helicoidais
• Feixe de molas
• Razão de instalação
Amortecedores
• Amortecimento viscoso
• Amortecimento de Coulomb
• Amortecedores telescópicos
Barras estabilizadoras
TIPOS DE SUSPENSÃO
Eixo rígido
Suspensão independente e semi-independente
Suspensão ativa e semi-ativa
GEOMETRIA DA SUSPENSÃO
Definição de graus de liberdade – eixo rígido e susp. independente
Definição de centro instantâneo de pivotamento
Ângulos : caster, camber e king pin inclination
Geometria na vista lateral
Características “anti”
Geometria na vista frontal
Determinação do roll center
Influência da geometria da suspensão na dinâmica veicular
SISTEMA DE SUSPENSÃO + DIREÇÃO
Tipos de sistemas de direção
Geometria do sistema de direção e erros de geometria
Forças e momentos no sistema de direção
Obtendo a geometria do sistema de direção + suspensão
CÁLCULO DE MOLAS E AMORTECEDORES
Considerações na dinâmica vertical e lateral
Modelo de ¼ de veículo
Resposta em função do tempo e da freqüência
Modos de vibrar - bounce e pitch
Conforto
Professor
Doutor em Engenharia Mecânica – USP – São Carlos
Mestre em Engenharia Mecânica – USP – São Carlos
Graduado em Engenharia Elétrica – ênfase em Mecânica Fina - USP – São Carlos
Ex-professor do Depto. De Eng. Mecânica da FEI, atuando tanto nos cursos de graduação como pós graduação lato e stricto sensu, ministrando as disciplinas:
- Dinâmica Veicular
- Suspensão e Direção
- Equipamentos Elétricos e Eletrônicos do Veículo (Eletrônica Embarcada)
- Controle de Sistemas Dinâmicos
- Dinâmica de Sistemas Multicorpos
- Dinâmica de Sistemas Automotivos
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