CURSOS IN COMPANY

Certificações
Certificação EDUCAEX em Motores
Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular
Certificação EDUCAEX em Transmissões
Formação / Certificação Green Belt - Lean /Six Sgma

Cursos de Motores
Conceituação e aplicação da Termodinâmica
Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Combustão e Emissões para Engenheiros
Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Biocombustíveis e seus Desempenhos
Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Engine Cooling
Calibração de Motores
Estrutura e Projeto de Motores
Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados em Motores
Ruídos e Vibrações de Motores
Combustão e Emissão de Biocombustível
Tribologia

Cursos de Dinâmica Veicular
Dinâmica Veicular
Dinâmica Básica de Veículos
Dinâmica da Propulsão Veicular
Dinâmica da Frenagem Veicular
Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dinâmica da Dirigibilidade
Dinâmica dos Ruídos e Vibrações
Dinâmica da Segurança Veicular
Tração - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Frenagem - Dinâmica Longitudinal de Autoveículos
Fundamentos da Dinâmica da Frenagem de Veículos Comerciais
Sistemas de Suspensão

Cursos de Projetos
Introdução à Gestão de Projetos
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise de Riscos em Projetos
Análise de Decisão com simulação de Monte Carlo
Gerencimento das Comunicações em Projetos
Projetos Inovadores - Planejamento e Viabilidade
Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Noise, Vibration and Harshness – NVH
Identificação de Fontes de Ruído
Gestão do Desenvolvimento de Produtos
Desenvolvimento de Produtos Utilizando Lean
Aerodinâmica
Conceitos Gerais sobre Torque
AeroDesign
Veículos Elétricos e Híbridos
Sistemas de Ar Condicionado

Cursos de Cálculo Estrutural e Durabilidade
Método dos Elementos Finitos aplicado na Indústria Automotiva
Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Cursos de Gestâo
OEM Operation Overview
Sistema de Gerenciamento Industrial - MES
Gestão de Custos Industriais
Gestão de Contratos
Gestão dos Recursos Humanos no Desenvolvimento de Projetos
Corporate Resources Management
Introdução à Estatística
Administração do Tempo
Engenharia Econômica
Engenharia de Custos Reversos
Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas I
Workshop Liderança e Gestão de Pessoas II
Relacionamento Interpessoal

Cursos de Materiais
Lubrificantes e Lubrificação
Tratamentos Térmicos dos Aços
Tecnologia dos Polímeros
Injeção de plásticos: Simulador x try-out

Cursos de Manufatura e Qualidade
Busca da Excelência Operacional: Lean, Seis Sigma, TPM
Gestão da Manutenção
Ferramentas Analíticas e Operacionais do Sistema de Produção Lean
Introdução ao Lean Thinking
Mapeamento de Fluxo de Valor
Metodologia Kaizen para Aumento de Produtividade
Análise para Solução de Problemas
FMEA
ISO 14001:2004
ISO TS 16949:2002
ISO 9001:2008

Certificação EDUCAEX em Dinâmica Veicular

Carga Horária
112h

PROGRAMA

1. DINÂMICA BÁSICA DE VEÍCULOS
VEÍCULO RÍGIDO
a- Estacionário Sistemas de coordenadas; distribuição de massas e cargas; centro de massa e momentos de inércia.
b- Em movimento retilíneo:Limites de desempenho; esforços em velocidade constante; dinâmica da aceleração e
da frenagem.
c- Em movimento curvilíneo:Geometria das direções de veículos com dois ou mais eixos; esforços e acelerações
nas curvas; flexibilidade dos pneus, ângulos de deriva: sobre e sob-esterçamento; efeitos da tração e frenagem.

VEÍCULO SUSPENSO
a- Estacionário: Forças e cargas nas suspensões; posição e altura no solo.
b- Em movimento retilíneo:Oscilações no plano vertical longitudinal: balanço (“bounce”) e galope (“pitch”)
provocadas pela estrada, frenagem e aceleração. Suspensões ativas e passivas.
c- Em movimento curvilíneo: Oscilações no plano transversal: inclinação lateral (“roll”); influência da geometria das
suspensões; efeitos direcionais de auto-esterçamento ativo e passivo, pela cinemática das suspensões.

2 - DINÂMICA DA PROPULSÃO VEICULAR
Estudo do movimento retilíneo do veículo. Forças trativas e resistivas. Simulação dinâmica do desempenho.
Aceleração e partida em aclives. Adequação do moto-propulsor ao veículo. Determinação do consumo de
combustível em ciclos padrão. Análise de propulsores alternativos.

3 - DINÂMICA DA FRENAGEM VEICULAR
Dinâmica da desaceleração. Forças e limites de frenagem. Dissipação da energia cinética. Distribuição da frenagem
entre os vários eixos. Dinâmica da frenagem de veículos articulados, Dispositivos anti-travamento (abs). Estudo de
concepções construtivas e aplicações.

4 - DINÂMICA DA SUSPENSÃO E CONFORTO
Limites de conforto para passageiros e cargas. Oscilações livres e forçadas. Modelos com um e mais graus de
liberdade. Freqüências, rigidez e amortecimento. Acelerações no veículo e cargas dinâmicas nas rodas. Suspensões
ativas. Análise de concepções construtivas e aplicações.

5 - DINÂMICA DA DIRIGIBILIDADE
Cinemática do direcionamento. Forças e momentos atuantes no movimento curvilíneo. Elasticidade dos pneus.
Sob e sobre esterçamento. Veículos com dois ou mais eixos. Estabilidade longitudinal e transversal. Cinemática
espacial dos mecanismos de suspensão e direção.

6- DINÂMICA DOS RUÍDOS E VIBRAÇÕES
Natureza dos ruídos e vibrações em veículos. Critérios de aceitação. Origens e propagação dos r. e v.. Dinâmica,
balanceamento e suspensão dos moto-propulsores. Resposta dinâmica das estruturas. Vibrações induzidas pelo
solo. Análise de soluções construtivas e aplicações.

7 - DINÂMICA DA SEGURANÇA VEICULAR
Segurança ativa e passiva. Dinâmica das manobras. Energia cinética, choque e absorção. Segurança passiva:
dinâmica da colisão primária e secundária. Legislação. Dispositivos de proteção. Simulação e análise dinâmica dos
acidentes. Estudo das soluções construtivas de veículos.

Público-alvo
Engenheiros interessados em aprofundar o conhecimento da dinâmica do comportamento dos veículos, para
aplicar ao seu trabalho de projeto e desenvolvimento e testes.

Histórico Profissional do Instrutor
• Engenheiro mecânico - Escola Politécnica da USP.
• Master of Science - Purdue University.
• Ex-gerente na engenharia de produtos da Ford Brasil.
• Ex-diretor da Promec – Projetos Mecânicos.
• Ex-professor na engenharia mecânica da EPUSP.
• Professor nos cursos de especialização em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos na Fundação
Vanzolini da EPUSP.
• Professor de Dinâmica de Veículos no MPEA – Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da EPUSP.
• Consultor de empresas nas áreas de Gestão de Projetos de Produtos e Dinâmica de Veículos.
Objetivos
Estudo do comportamento dinâmico dos veículos, pela análise da natureza dos esforços e movimentos durante
a sua operação. Enfoque dirigido ao desempenho, ao conforto, à dirigibilidade e à segurança dos veículos. Ênfase
na compreensão dos fenômenos, na sua identificação, equacionamento, simulação e aplicação quantificada a
veículos selecionados na realidade prática. A Série compõe-se de sete cursos o básico e seis dele derivados com o
aprofundamento dos assuntos tratados.