Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Carga Horária
16h
Programa
1. Conceituação de Projeto.
• Distinção entre Projeto e Programa.
• Exercício de aplicação:
• Vivência prática para distinguir os processos e as 9 Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos do
PMBOK.
2. Noções sobre o PMI e PMBOK.
• Processos envolvidos no gerenciamento de projetos.
• Distinção entre processos de execução e de gerenciamento de projetos.
• As 9 áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.
3. O Planejamento do Produto.
• Os desafios de se lançar um novo produto.
• Importância e Responsabilidades: Planejamento Estratégico X Planejamento do Produto.
• Fóruns relevantes para tomar decisões estratégicas de negócios.
• Tópicos relevantes para aprovação de programas.
4. A Gestão de Programas de Produto.
Visões do Programa e Estrutura de Apoio.
• A gestão segundo às 9 Áreas de Conhecimento do PMBOK.
• Fóruns relevantes para tomar decisões técnico-operacionais.
• Considerações sobre a elaboração do orçamento de um programa.
• As atividades de um programa em uma montadora.
• História Natural de um Programa Automotivo.
5. A Metodologia dos 7 Marcos.
• A necessidade e importância de se ter uma metodologia de gerenciamento e controle. A Metodologia dos 7
Marcos de Controle do Programa.
• Eventos Pós-Vendas.
• Evento Final de Fabricação.
• Exemplo de aplicação.
6. Atividade da Engenharia do Produto que suportam o programa.
• Árvore de conhecimentos necessários.
• Atividades de suporte:
• Concepção; Verificação; Certificação.
Professor
Engenheiro Mecânico e Professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão Automotiva, no Centro Universitário
da FEI. Ex-executivo das áreas de Desenvolvimento do Produto e Suprimentos da Ford e Autolatina. Ex-professor
da cadeira de Tecnologia do Veículo na FEI. Organizador e co-autor do livro “Gestão de Projeto de Produto:
A Excelência da Indústria Automotiva”.
Coordenador e Professor dos Módulos de Desenvolvimento do Produto, Suprimento & Logística e Fórum para
Desenvolvimento de Lideranças Automotivas, do curso de pós-graduação em Administração e Tecnologia
Automotiva do Centro Universitário da FEI. (2000/atual)
Diretor de Desenvolvimento de Novos Programas Educacionais do Centro de Estudos Automotivos (2004/2007).
Professor de Tecnologia do Veículo na Faculdade Engenharia Industrial - FEI (1973/1983).
Consultor da “Revista Carro” (2006), do “Jornal da Tarde” e de “O Estado de São Paulo” (2006/2007).
Executivo da Ford Brasil e Autolatina (1979/2000) das áreas de Desenvolvimento do Produto, Suprimento e
Gerenciamento de Projetos. Engenheiro do produto da Ford, Chrysler e Karmann-Ghia (1973/1979).
Engenheiro Mecânico (FEI-1972), pós-graduado em Medicina e Segurança do Trabalho (FEI-1975). Cursos e
estágios de treinamentos técnico e gerencial no Brasil, Estados Unidos e Europa (1978/1998). Participa desde 1992
de trabalhos na área de desenvolvimento de pessoas, comunicação e motivação.
|